Aproximadamente 70% da terra é coberta por água. Lagos e rios, gelo e neve, e aqüíferos subterrâneos ocupam apenas 2,5% da água do mundo. Em comparação, a água salgada dos oceanos e mares contêm a 97,5% do abastecimento de água do mundo. Porém, 50% das áreas úmidas do mundo foram perdidas desde 1900.
Fazendo uma analogia, se toda a água do mundo coubesse um galão, a água doce disponível para nosso uso seria igual a apenas cerca de uma colher.
Em uma média global, a maioria dos levantamentos de água doce - 69% - são usadas para a agricultura, enquanto 23% é de uso municipal (água, tomar banho e limpeza e para regar plantas e grama) apenas 8%.
Durante o século 20, o uso de água aumentou com o dobro da taxa de crescimento populacional, enquanto a população mundial triplicou, o consumo de água per capita aumentou em seis vezes.
Um quinto dos peixes de água doce do mundo - 2.000 de 10.000 espécies identificadas - estão ameaçadas de extinção, vulneráveis ou extintos. Na América do Norte, o continente mais estudado, 67% dos mexilhões, 51% dos Lagostins, 40% dos anfíbios, 37% dos peixes, e 75% dos moluscos de água doce são raros, ameaçados, ou já extintos.
Mais de 800 milhões de pessoas carecem de acesso à água potável, 2,4 bilhões a saneamento adequado.
A cada dia, quase 10.000 crianças menores de 5 anos nos países do Terceiro Mundo morrem por doenças contraídas pelo consumo de água impura.
Mulheres Africanas e da Ásia andam em média 6 km, cada viagem, a fim de buscar água.
Uma gota de óleo pode render até 25 litros de água imprópria para beber.
Você pode sobreviver cerca de um mês sem comida, mas somente 5 a 7 dias sem água.
O mundo está em vias de atingir os objetivos de Desenvolvimento de água, mas está terrivelmente longe dos seus objetivos para o saneamento.
Rotarianos contribuíram com mais de US $ 89 milhões em projetos de água e saneamento ao longo dos últimos dez anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário